AULA - SENSOR ULTRASSÔNICO

 


SENSOR ULTRASSÔNICO


        O sensor ultrassônico digital EV3 gera ondas sonoras e faz a leitura de seus ecos para detectar e medir a distância de objetos. 




        É possível colocar uma programação no EV3 para que quando o sensor ultrassônico perceba a distância de um objeto a frente dele algo aconteça, como: toque um som, apareça uma mensagem na tela, acione um motor, etc.


        É possível utilizar um sensor ultrassônico em uma cesta de basquete para criar um mecanismo de validação de pontos. Quando a bola entra na cesta de basquete ela passa em frente ao sensor ultrassônico, que irá detectar a presença da bola e fazer a cesta produzir um som, uma mensagem de vitória, uma iluminação, ou acionar um motor para erguer uma bandeira.




    Ao programar o sensor ultrassônico é preciso definir o campo de percepção, ou seja, até que distância ele deverá perceber a presença de um objeto. Essa distância é definida pelo raio da circunferência que determina o campo de percepção.



  
    Se pudéssemos colocar um sensor ultrassônico na cesta de basquete que você construiu, qual seria o raio de percepção a ser definido na programação para detectar a bola entrando no aro da cesta?

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